Faça sua camiseta:

Faça sua camiseta:
Muitos nos procuram querendo comprar uma camiseta do movimento pela ética evangélica, Nós não comercializamos camisetas, mas quem quiser ter uma basta pegar o modelo e mandar fazer no local de sua preferencia: http://exemplobereano.blogspot.com.br/2014/02/camisetas-do-movimento-pela-etica.html

sábado, 12 de maio de 2018

É MARCHA, MAS NÃO É PARA JESUS...



Eu fico a me perguntar, a quem interessa essa tal marcha para Jesus? Em meu entendimento, para Jesus ela não serve de nada. O Deus Todo Poderoso lá precisa de que façamos marcha para Ele e gritemos a plenos pulmões slogans ufanistas? Que contribuição social, espiritual, ou de qualquer outra monta essa tal marcha produz? 
Todo movimento populista deve ser analisado com microscópio. Todo governo que faz discurso populista (vide o que impera no Brasil), é tão eficaz como Jean Eugene Robert-Houdin o pai do ilusionismo. A multidão não tem razão e nem coração e quando tem que optar entre um e outro tende sempre a ser mais coração. Todo indivíduo cede sua personalidade para a personalidade da multidão. Ele se torna vulnerável plural e é capaz de enormes loucuras, juras de fidelidade, de amor eterno.
Jesus evitou as multidões. E quando não foi possível evitá-la Ele viveu a experiência de seu acolhimento em Jerusalém quando o aclamaram "Hosana ao filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!" (Mateus 21.9), mas poucos dias depois a multidão, instigada pelas autoridades religiosas de Jerusalém preferiu Barrabás à Jesus e quando foi questionada sobre o que deveria ser feito com Jesus, vociferou: "Seja crucificado!" (Mateus 27. 23b) ou pior: "Caia sobre nós o seu sangue e sobre nossos filhos" (Mateus 27.25).
Essa tal marcha para Jesus é realizada há 22 anos. Muito bem! Eu questiono: Onde estão os seus benefícios práticos? O quanto esse país é mesmo de Jesus? O quanto Deus é Senhor dessa nação? A resposta é óbvia. Olhemos os políticos que temos e que, muitos deles, participam dessa tal marcha. Não generalizo, mas os números e as notícias estão aí para provar que a melhor marcha de que os políticos brasileiros evangélicos poderiam promover era dar um testemunho vivo e eficaz a respeito de Jesus sendo exemplo de ética onde atuam.
A melhor e mais eficaz marcha que poderíamos realizar era resgatarmos a Escola Bíblica Dominical. A avenida da marcha para Jesus estava cheia de gente que não conhece a Bíblia porque a Igreja se esqueceu de que a Educação Cristã é de absoluta importância. A maioria dos nossos jovens que entram nas universidades abandonam a fé e a Igreja seduzidos pelo evolucionismo e filosofias existencialistas.  A grande e massacrante maioria dos cristãos não lê e nem medita nas Escrituras Sagradas. Eles gostam de "shows gospel" e nessa marcha os tais artistas aparecem. Sem Bíblia na mão e no coração, o negócio mesmo "é ir para a avenida". 
A multidão que rodeou Jericó não falou e nem fez nada durante seis dias, mas no sétimo dia eles fizeram o que Deus ordenou, o que aparentemente parecia algo que não resultaria em nada de positivo, mas de fato as muralhas foram abaixo. 
Na Bíblia encontramos em I Samuel 4.5-11  o seguinte: "Assim que a Arca da Aliança do Senhor chegou ao acampamento, todo Israel começou a gritar tão alto, que o chão ao redor estremeceu. Os filisteus ouviram aquele brado extraordinário e exclamaram: 'Que significa esse forte grito  no acampamento dos hebreus?' Quando foram avisados de que a Arca da Aliança do Senhor havia chegado ao acampamento dos hebreus, grande temor tomou conta dos filisteus e comentavam entre si: 'Deus veio ao acampamento dos hebreus! Ai de nós! Nunca aconteceu algo assim!. Ai de nós! Quem poderá nos salvar destes poderosos deuses? São os mesmos deuses que feriram os egípcios com toda espécie de pragas no deserto'. E concluíram: ' Sede fortes, ó filisteu, e sede homem corajosos, a fim de que não vos torneis escravos dos hebreus, como eles foram vossos escravos no passado. Sede homens e lutai bravamente!". E assim, os filisteus partiram para a luta e Israel acabou sendo vencido; cada israelita teve que fugir correndo para a sua tenda. O massacre doi enorme e horrível: Israel perdeu trinta mil soldados a pé. Então os filisteus se apossaram sa Arva de Deusm Hofni e Finéis, os filhos de Eli, foram mortos".

Nestes dois casos, vemos a diferença entre ser usado por Deus e usar a Deus. Israel foi usado por Deus e derrotou a inexpugnável fortaleza Jericó, mas ao tentar usar a Deus foi fragorosamente derrotado pelos filisteus.
Precisamos de multidões nas Escolas Bíblicas, nos Cultos de Verdadeira e Espiritual Adoração, nos Estudos Bíblicos no meio da semana. Precisamos exercitar comunhão (Koinonia Verdadeira). Precisamos de mais Igrejas com menos número de membros para que eles possam interagir e se servir um do outro e o Pastor possa conhecer sua ovelha mais intimamente, e não de Igrejas Populosas onde entramos para pagar nossos votos, ouvir boa música, um bonito dircurso (seria Sermão Bíblico?), onde se busca entretenimento e não entendimento, solução para os problemas e não sabedoria bíblica para conviver com os problemas ou mesmo evitá-los. O número de gente que quer Igreja numerosa (da hora) só perde para o número de desigrejados, mas pode acreditar que tanto um quanto o outro não contribuem em absolutamente nada para a transformação da sociedade.
Temos que marchar para Jesus todo dia; no relacionamento conjugal, no relacionamento pais e filhos e filhos e pais, no nosso testemunho cristão no ambiente de trabalho, onde praticamos esporte ou fazemos nossos exercícios (academias), diante dos nossos vizinhos, parentes não crentes, nos negócios que fazemos. Se marcharmos para Jesus desse jeito, não precisaremos de agrupamentos seduzidos pelo açúcar da emocionalidade.
Marcha para Jesus? Não. Absolutamente, não! Não, definitivamente, não. E eu sei que haverá uma multidão que, se ler esse meu escrito vai gritar pensando em mim. - Crucifica-o, crucifica-o.




Nenhum comentário:

Postar um comentário